Guião do filme - Gattaca

25-11-2014 00:00

Perante o sub-tema da genética,a professora mostrou-nos o flime "GATTACA" (nome foi criado a partir das iniciais das quatro substâncias que compõem o DNA: Timina, Citosina, Guanina e Adenina) , o filme representa uma sociedade na qual as evoluções no campo da genético atingiram um ponto no qual se pode pré-defenir o destino, capacidades, vocações;

-O filme fala-nos de duas formas de conceção das crianças. Identifica-as.

Estão presentes dois tipos de concepção de crianças (representados por dois irmãos Vincent e Anton): a forma convencional, a partir do amor entre dois progenitores (desta forma nasceu Vincent), este tipo de crianças são as consideradas inválidas e são reprimidas pela sociedade; e a forma artifial (da qual resultou Anton) que, devido ás modificações nos seus genes é o mais apto dos dois irmãos (em todos os sentidos).

-O que se procura com a programação genética dos seres humanos?

A programação genética dos seres humanos procura a criação de um mundo no qual reinam os humanos considerados perfeitos, ou seja os genéticamente modificados

-Qual é o facto decisivo que leva Vincent a prosseguir o seu sonho?

As suas vitórias sobre o seu irmão geneticamente modificado, em provas de natação: a primeira vitória foi o que o levou a entrar para Gattaca, e a segunda levou-o a perseguir o seu sonho de ser astronauta.

-Como avalias a personagem de Eugene, que após uma tentativa falhada acaba por suicidar-se?

Eugene é uma personagem que perdeu a sua motivação para continuar a viver, (isto devido a uma derrota sofrida numa corrida), mas reencontra esta motivação ao ajudar Vincent a perseguir o seu sonho, tornando-se esta a sua única razão para permanecer vivo.

-Em que medida o relacionamento entre a personagem principal e Irene questionam a base de um sistema biologicamente determinado?
O relacionamento entre Vincent (personagem principal) e Irene questiona a base de um sistema biologicamente determinado porque, embora ela estivesse determinada a gostar de uma pessoa com um potencial genético como o dela (determinado pela ciência), ela acabou por se apaixonar por um “filho da Natureza” (um inválido). E, mesmo quando Irene descobre a situação de Vincent, ela aceita-a, continua a relação e ajuda-o a alcançar o seu objetivo



-Relaciona hereditariedade e meio na construção do comportamento humano.
A hereditariedade determina as características físicas e algumas psicológicas do ser humano numa primeira etapa da construção do comportamento humano, mas a interação entre o meio e a hereditariedade permitem  o desenvolvimento da sua personalidade e das suas competências. De forma resumida a interação entre a hereditariedade e o meio é o que determina o comportamento humano.